Especialidades

Neuropsicologia

O que é Avaliação Neuropsicológica?

É um procedimento que avalia as funções cognitivas e emocionais do indivíduo, com o objetivo de verificar tanto algum comprometimento neurológico quanto as áreas mais preservadas do cérebro. Avalia memória, atenção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, humor, entre outros e auxilia no diagnóstico de doenças neurológicas.

Qual a importância?

A importância da Avaliação Neuropsicológica é contribuir para planejamento do tratamento e no acompanhamento da evolução do quadro em relação aos medicamentos, cirurgias e reabilitações. É diferente da avaliação psicológica, pois toma como ponto de partida o cérebro para depois relacionar com as manifestações do comportamento.

A quem se destina?

Pode ser realizada em crianças, adolescentes, adultos e idosos, e pode ser solicitado também por profissionais da saúde, responsáveis ou por instituições.

Qual é o processo?

  • Entrevista de coleta de dados pessoais – 2 sessões.
  • Aplicação de testes e escalas – 5 a 7 sessões.
  • Devolutiva do relatório detalhado do funcionamento mental – 1 sessão.

Primeiro acontece uma entrevista de triagem para obter informações sobre a saúde global do paciente: queixas emocionais, cognitivas e comportamentais. A partir dessa triagem é selecionado a bateria de testes e escalas neuropsicológicas mais adequadas para o indivíduo, e assim, é iniciada a aplicação.

Os resultados indicarão as funções cognitivas preservadas e as funções que apresentam deficiência, sendo que, até as alterações leves podem ser detectadas ainda em estágios iniciais.

Finalmente, é elaborado um relatório neuropsicológico com fins legais, onde são relatados os principais resultados da avaliação e apresentado ao paciente e/ou responsáveis.

Oficinas Cognitivas

Exercita a mente para uma vida mais plena, potencializando o Cérebro e Agilidade Mental

 

Objetivos: desenvolver atividades para melhorar as funções cognitivas e a qualidade de vida.

Conteúdos:

  • Como funcionam os sistemas cognitivos
  • Dicas para manter o cérebro ativo
  • Atividades para melhorar a autonomia e a qualidade de vida
  • Atividades práticas para estimular as habilidades cognitivas (atenção, memória, funções executivas e linguagem)

A quem se destina?

Adolescentes, adultos e idosos

O que é Reabilitação Neuropsicológica?

É um processo que compensa ou melhora as funções cognitivas e habilidades sociais resultantes ou não de doenças neurológicas, por meio do ensino de métodos compensatórios, aprendizagem de novas habilidades e a adaptação às perdas, promovendo ainda, a melhora da qualidade de vida do indivíduo e familiares.

Qual o objetivo?

Uma vez analisada as áreas deficitárias que foram apresentadas na avaliação neuropsicológica, inicia-se a reabilitação neuropsicológica que promove ao indivíduo sua recuperação ao nível máximo possível de adaptação física, psicológica e social, com o objetivo de reduzir o impacto de uma incapacidade ou deficiência, e dessa forma proporcionar uma maior integração social do indivíduo.

A quem se destina?

Pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos e idosos com prejuízo cognitivo ou não.

Qual é o processo?

  • Avaliação do estado mental.
  • Sessões de atividades e exercícios para estimulação cognitiva.
  • Estruturação da rotina do paciente.
  • Orientação aos familiares e cuidadores.

A quantidade de sessões e as atividades são planejadas levando em consideração as potencialidades e limitações de cada indivíduo.

Ligue agora

(11) 97558-5354

Envie uma mensagem e agende sua consulta

WhatsApp chat