A felicidade e o  Sucesso.

Vivemos em um mundo em que a felicidade e o sucesso parecem ser o foco principal na vida das pessoas. Nas redes sociais todos são felizes e obtiveram sucesso pessoal e profissional.

Toda esta cultura do sucesso que leva a felicidade parece oprimir aqueles que não chegaram lá.

Mas como chegar lá?

Há um tempo atrás assisti uma palestra de um importante empresário brasileiro que contava sobre sua trajetória profissional. Naquela data ele falava para aluno da primeira turma do curso profissionalizante da organização social que fundara em agradecimento e retribuição a sociedade por tudo o que havia recebido da vida.

Hoje ele comanda uma grande empresa com mais de 5.000 funcionários, mais contava que por muitas vezes teve que abrir mão de tudo o que tinha conquistado e se reinventar.

A primeira barreira que encontrou na vida foi um problema na fala a gagueira. Contou que fugiu da família muito cedo, pois esta havia fracassado nos cuidados dispensados a ele. Foi menino de rua aos 8 anos de idade, mas encontrou pessoas no caminho que o apoiaram. Estudou pouco, mais se adequou as situações que a vida fora lhe mostrando e foi construindo sua história de vida pessoal e profissional.

Passou por crises profissionais e fracassos nos negócios, no entanto não se deixou abater e chegou a vender imóveis pessoais para manter a empresa funcionando.

Durante seu relato observava e pensava o que havia feito aquele homem seguir em frente mediante tantas adversidades?

Me pareceu que aquele senhor de meia idade, que se apresentava emotivo, pois contava sobre questões muito pessoais, nunca havia perdido a crença de ser capaz de dar conta dos desafios que lhe eram apresentados.

Estudando a fundo uma das teorias que emergiram da Terapia Cognitivo Comportamental, a Psicologia Positiva, desenvolvida por Martin Seligman, relacionei alguns aspectos importantes.

Seligman afirma que para construir a felicidade é preciso atingir alguns aspectos. Segundo o autor o que determina a felicidade é:

Fator determinante de felicidade

Grau de influência

A nossa genética

50%

As circunstancias da Vida.

10%

Atividades intencionais, (modo de pensar e de agir)

40%

Observando a tabela acima é possível perceber que cada um destes aspectos tem pesos diferentes. É possível presumir que somente 10% do que acontece com o indivíduo está fora do controle dele, e que 90% deste todo influenciador é determinado pela maneira como o cérebro processa o mundo. 40% desse grau de influencia é passível de mudança.

O criador da Psicologia Positiva fala que todos nós podemos ter a felicidade autentica, para isso é preciso considerar três aspectos:

1 – ter uma vida prazerosa

2 – ter uma vida engajada

3 –  ter uma vida significativa

Para se ter uma vida prazerosa é preciso cultivar emoções positivas, é preciso estar em um estado emocional positivo. Para isso é importante ser agradecido. Agradeça a tudo, aos pequenos prazeres da vida, as pessoas que lhe fazem bem, as coisas que conquistou, a tudo o que aprendeu em cada dia de sua vida, ao fato de estar vivo e a tudo mais que considerar importante agradecer.

Para ter uma vida engajada é preciso estar envolvido com algo no qual você consiga estar em um estado mental positivo ou seja, fazer algo em que você consiga colocar toda a sua concentração no momento em que está executando aquela determinada tarefa. É muito importante que o seu trabalho seja algo que lhe envolva completamente, algo que você queira estar desenvolvendo. Seu trabalho precisa ser para você algo que mereça toda a energia que você dispensa a ele.

Para se ter uma vida significativa é importante que você veja um sentido naquilo que faz. É preciso que perceba um propósito na sua vida. Algo além de ajudar a você e aos seus, algo que também ajude ao próximo.

Seligman fala que para mudar o modo de pensar no sentido de buscar o que se quer, ou o que traz a felicidade, é preciso exercitar a resiliência, a gratidão e a esperança.

Portanto é possível treinar o a pensamento a pensar de uma maneira positiva e desenvolver algumas características como a resiliência. Este é um termo que veio da física que é usado para identificar a capacidade de reerguer-se de situações adversas, difíceis, ou de fracassos.

Na história do empresário citado acima foi possível perceber as três características, ele não se deixou abater pelos fracassos, manteve sua esperança e se mostrou agradecido. 

Pensando sobre o que estudou o autor e sobre a vida de sucesso do empresário relatado acima podemos perceber que o sucesso e a felicidade pessoal e nos negócios estão relacionados a nossa forma de ver o mundo e de agir nas situações que ele nos apresenta.

Você pode mudar sua vida para ser mais feliz e para ter mais sucesso.

Seja mais grato, mais focado, mais altruísta, resiliente e não perca a esperança.

Ter sucesso é ser feliz

WhatsApp chat