Coaching e Orientação Profissional

Quero neste texto relatar um pouco sobre como o Coaching pode ajudar as pessoas a se encontrarem profissionalmente e em outras questões da vida que necessitam de um posicionamento e escolha.

Para isto início contando porque resolvi estudar sobre o assunto.

Meu filho de 17 anos na época, estava se preparando para prestar vestibular e ainda não havia feito sua escolha profissional. Estava em dúvida sobre áreas bem distintas e a angústia dele se transformava na minha.

Me lembrei de quando fiz a escolha por ser psicóloga aos 13 anos de idade muitas questões se colocaram na minha frente. Na época em que prestei vestibular havia menos opções o que determinou minha escolha foi me espelhar em pessoas queridas por minha família e a eliminação de matérias exatas das quais nunca fui muito amiga.

Olhando hoje de uma maneira mais profunda não foram somente estes fatores que determinaram minha escolha, a curiosidade para saber sobre o pensamento e o sentimento do outro, a capacidade de empatia e as histórias de vida até então me fizeram chegar até a psicologia.

Trabalhei muitos anos na área de psicologia social. Minha carreira estava consolidada, já havia passado por várias experiências, ocupando vários cargos, hierarquicamente já havia vivenciado todos os degraus da escada profissional naquela área no entanto não estava feliz.

Foi aí, junto este movimento de reavaliação de minha carreira profissional despertado pela fase de escolha profissional de meu filho que o Coaching entrou na minha vida para me ajudar a procurar novos rumos na carreira.

Todo este movimento de introspecção me fez sentir a necessidade de estudar sobre orientação vocacional ou profissional pensando em alinhar técnicas de Coaching ao processo na intensão de torna-lo mais assertivo.

A palavra Coaching veio do termo Colchier usado na idade média para descrever o condutor de carruagens. Esses profissionais eram chamados de cocheiros, que tinham a função de conduzir os passageiros até o destino desejado.

Por volta de 1850, o termo passou a ser atribuído a professores e mestres de universidades com o significado de tutor, a pessoa responsável por auxiliar os estudantes na preparação de testes e exames.

Em 1950, o termo “Coach” foi utilizado pela primeira vez para fazer referência à habilidade de gerenciamento de pessoas. Surgiram então as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências individuais e relacionando-as a um processo de evolução contínua.

Na década de 1960 o termo passou a representar a pessoa responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas para motivar profissionais de esportes como tênis ou esqui.

O grande diferencial desse método é o “Jogo Interior” ou seja, a ideia de que o atleta precisa vencer a si mesmo, os seus medos e limitações para conseguir vencer o adversário e consequentemente o jogo. O foco da metodologia é superar hábitos mentais que podem inibir o bom desempenho. Esse processo coloca o indivíduo   diante de suas barreiras interiores, de suas crenças limitantes, e estimula atitudes que permitam sua superação

Logo em seguida a técnica passou a ser aplicada no mundo corporativo. Nos dias de hoje, o coaching é bastante utilizado para o desenvolvimento pessoal e profissional, aplicado em gestão de pessoas. Esta metodologia auxilia no aprendizado comportamental e está focada na motivação para um plano de ações que produza resultados.

É indicada para quem deseja alcançar objetivos específicos e desenvolver habilidades assim como aprimorar competências para chegar aos resultados desejados.

Durante os últimos trinta anos ou mais, o processo de Coaching passou por uma modernização e importantes validações que comprovam sua eficácia. Cada vez mais áreas de atividades humanas utilizam da metodologia do Coaching para alcançar resultados rápidos e eficazes. Hoje temos Coaching para emagrecimento, Coaching no esporte entre outras modalidades.

O Coaching utiliza técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental, da Terapia positiva e técnicas de administração de empresas como análise SWOT e plano de negócios voltados para pessoalidade, ou seja, para as necessidades da pessoa. Tudo isso de maneira objetiva ajudando o Coachee ou a pessoa que está passando por este processo, a se encontrar e se organizar mentalmente.

Tudo isso coloca o Coachee em melhores condições de alcançar seus objetivos.

Trabalho com três modalidades do Coaching.

1 – Professional Coaching, que foca no redirecionamento de carreira.

2 – Life Coaching, que trabalha a área de desenvolvimento da vida para ajudar as pessoas a tomarem decisões e se organizarem para alcançar seus objetivos.

3 – Coaching para Orientação Vocacional e profissional destinado a ajudar os jovens na escolha da carreira.

Percebi que se esta última área for trabalhando no início da juventude, possivelmente as demais áreas não terão que ser trabalhadas no futuro ou seja, se o jovem tiver um direcionamento para fazer uma escolha profissional assertiva, provavelmente não vai querer rever sua carreira no futuro e com certeza terá menos prejuízos em sua vida pessoal.

O Coaching tem sido um belo instrumento de transformação de vidas.

Raquel Fernandes Shimizu

Psicóloga/ CRP:61046

WhatsApp chat